sexta-feira, 17 de agosto de 2012

peixe beijador

beijador (Helostoma temminckii) é um peixe teleósteo perciforme, único representante da família Helostomidae. É originário da TailândiaJava,BornéuSumatra e península Malaia. Possui cerca de 30 cm de comprimento, coloração branco-rosada, verde-prateada ou avermelhada e com o hábito de "beijar" os companheiros(quando na verdade eles estão brigando), sendo assim chamado também de peixe-beijador. É uma espécie ornamental geralmente um pouco agressiva com os de sua espécie, mas geralmente pacìfico com outros peixes, mas mesmo assim não são recomendados à aquários comunitários(alguns exemplares são demasiado territoriais). No cativeiro ele vive mais de 12 anos e reconhece o seu tratador. A temperatura da água de um beijador é de 25°C, mas se ela variar muito, ele pode pegar Ictioftiríase (íctio) facilmente. O Ph ideal é de 6.5 a 7.5.

Características:
O beijador é um peixe muito simpático, apenas é um pouco agressivo com sua própria espécie por briga de território e é nisso que ele se beija ao estar brigando. É um peixe que cresce bastante e recomendável para iniciantes, pois é resistente também.
Alimentação:
Onívoro come de tudo um pouco, rações em flocos, em granulos, alimento vivo como artêmia salina, tubifex.
Reprodução:
Deve-se inserir o casal para um aquário separado , para que os outros peixes não comam seus ovos que ficam flutuando sobre a água.
Primeiramente reprodução se inicia com o tradicional “abraço nupcial” onde a fêmea libera os ovos que são fertilizados pelo macho. Os ovos então eclodirão em média 48 horas após a desova e as larvas se alimentarão do saco vitelino por um período de 3 a 5 dias. Após este período, a cria deve receber infusórios e náuplios de artêmia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário